campo de experimentação

apresentei meu primeiro seminário

mais um semestre se iniciou, voltei a estudar os problemas antigos. o sentimento de estagnação veio rápido. resolvi olhar quando comecei esse artigo e as noticias foram boas: eu havia avançado. graças a julia que conversa com o papel, pude ver que as perguntas feitas há 6 meses hoje já eram respondidas por essa julia fortalecida. o sentimento de estagnação voltou rápido.

dei voltas, olhei pra parede parada, dei outras voltas. aceitei o convite de apresentar um seminário como quem dava uma chance para andar novamente. e de fato andei. andei no ombro de gigantes que me deram a oportunidade de falar por 30 minutos de uma pergunta que a resposta foi dada há 60 anos atrás e eu ainda não sei a resposta, mas que ao me preparar me senti mais íntima, que ao apresentar me senti mais apropriada, ao fazerem perguntas me senti mais motivada.

cheguei no laboratório e respondi a julia de 8 meses atrás e deixei novas perguntas, perguntas para que a julia do futuro possa responder.

por muitos momentos evitei entender certas coisas, por tantos outros duvidei que poderia estar aqui. e eu estou aqui e eu tenho pessoas que me fazem lembrar que eu posso entender.